ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho apresentado foi realizado pela aluna do 4º ano, Inês Oliveira nas aulas de CLIL (Content and Language Integrated Learning). Depois de uma breve apresentação do desafio à turma, a professora de Inglês mostrou os vídeos e as imagens disponibilizadas pela Eco-Escolas e explicitou o regulamento do concurso. Posteriormente os alunos visualizaram um Powerpoint em Inglês sobre materiais recicláveis e realizaram um jogo de vocabulário sobre o mesmo. Depois de uma breve discussão sobre o que define uma “eco-casa”, os alunos viram alguns exemplos de casas na árvore. De seguida todos os alunos fizeram um esboço do desenho numa folha A4 e assim que todos acabaram os seus rascunhos, deram início ao trabalho final. A aluna usou lápis de carvão para o desenho, lápis de cor, de cera e canetas de feltro para a pintura. Foram ainda usadas canetas “watercolour” para a pintura de alguns elementos.

A casa é feita com troncos de madeira e as escadas com canas. O escorrega é igualmente feito de troncos e o lago com nenúfares pretende enriquecer o desenho com mais alguns elementos naturais.