ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia (Maia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Em trabalho de grupo, as alunas desenharam uma árvore com três casas, uma área de separação de resíduos e uma piscina. Podemos também observar no plano de fundo, a presença de montanhas e planaltos.
A árvore possui um tronco largo e bem desenvolvido, semelhante às espécies arbóreas que existem em Portugal. A folhagem está bem desenvolvida, o que nos remete para a estação da primavera/verão, típica dos climas temperados. As casas são sustentáveis, pois os telhados estão preenchidos por erva, o que demonstra a preocupação ecológica das discentes. Os alicerces das casas são lápis, critério criativo inovador deste desafio. A erva está presente em vários lugares do desenho. Por último podemos ainda observar a existência de plantas trepadeiras que envolvem o tronco e escadas que permitem que a figura do Ecolápis, que se encontra na base do desenho, se desloque para as suas casas.
A pintura foi realizada com lápis de cor e com marcador em alguns pormenores, em particular, as folhas. No final, as alunas realizaram-se os contornos do Ecolápis com caneta preta de ponta fina. As alunas envolveram-se de forma ativa e empenhada na realização da tarefa.

Dos elementos naturais podemos destacar, no plano de fundo, a presença de montanhas e planaltos.
A árvore possui um tronco largo e bem desenvolvido, semelhante às espécies arbóreas existentes em Portugal. A folhagem está bem desenvolvida, o que nos remete para a estação da primavera/verão, típica dos climas temperados. Por último podemos ainda observar a existência de plantas trepadeiras e de erva em vários lugares do desenho, nomeadamente, no telhado das casas.