ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia (Maia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Em trabalho de grupo, os alunos desenharam, em primeiro plano, uma árvore semelhante às espécies encontradas em Portugal. No topo da árvore podemos encontrar a casa do Ecolápis. A rodear o tronco é visível uma escadaria que permite aceder à casa na árvore. A escadaria está devidamente ornamentada por bandeiras vermelhas e flores. A figura do Ecolápis encontra-se no sopé da árvore, numa espécie de "bar" que vende bebidas feitas a partir do mel das abelhas. No canto inferior esquerdo é visível um lago e uma ponte. A vegetação está presente também no primeiro plano do desenho. No plano de fundo podemos observar o céu, o pôr do sol e o traçado de algumas montanhas.
A pintura foi realizada com lápis de cor, marcadores e aguarelas. Os alunos envolveram-se de forma ativa e empenhada na realização da tarefa.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Dos elementos naturais podemos destacar a árvore com a folhagem verde típica da estação da primavera/verão, nos climas temperados mediterrâneos. As flores estão presentes a marcar também esta estação do ano. A vegetação verdejante, o céu azulado, as nuvens, as montanhas que surgem no horizonte e o lago são alguns dos elementos naturais mais importantes deste desenho, bem como os casulos do mel das abelhas.