ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Dr. Costa Matos (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

As coordenadoras fizeram a divulgação na comunidade escolar (Classroom Eco-escolas, e-mails e passa-palavra), incentivaram colegas a participar com as turmas e propuseram o trabalho às suas próprias turmas.
Os alunos foram informados sobre o desafio e sobre o tema deste ano letivo e convidados a participar. Pesquisam sobre os temas propostos, sobre a importância da preservação dos da natureza e como “arquitetos” desenharam a melhor casa da árvore para o Ecolápis.
Os alunos de 9º participaram e realizaram desenhos em formato A3, com motivos relacionados com florestas e casas suspensas ou nas árvores. Foram selecionados os trabalhos mais elaborados e criativos.
Na elaboração deste trabalho foram utilizados tintas acrílicas e diversas técnicas de pintura.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A Carolina idealizou uma casa para o Ecolápis numa árvore imponente da floresta. Uma árvore com passado rico e com espaço para acolher o nosso personagem. Com o passar do tempo a casa foi-se adaptando às necessidades de vida do ocupante e até um anexo foi construído. Na construção e arranjo dos espaços foram utilizados os materiais disponíveis na floresta - pinhas, madeira, folhas e pedras.