ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Casa Vera Cruz (Aveiro)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este trabalho foi realizado por fases:
- Apresentação do tema às crianças (3 aos 6) visualização dos vídeos sugeridos. As crianças ficaram admiradas com todo o processo da plantação dos pinheiros para a produção sustentável dos lápis;
- Diálogo com as crianças sobre a construção da casinha e desenho de esboços.
- Fomos visitar uma floresta de pinheiros bravos, típicos da nossa costa -recolhemos elementos naturais, observamos as folhas dos pinheiros, medimos o diâmetro de pinheiros de diferentes tamanhos. Com lupas observamos os pequenos insetos que habitam na floresta: aranhas, bichos da conta, formigas, carochos, grilos, … e insetos voadores – joaninhas, abelhas, e muitas borboletas brancas. E daqui surgiram outros projetos.
- Demos início à construção do painel em que todos deram a sua contribuição: um fez o esboço com lápis de cera da Faber- Castell, outros fizeram um puzzle com as cascas do pinheiro e colaram-nas com cola branca, os pauzinhos do telhado e da varanda foram cortados pelos adultos, com tesoura de podar, e foram colados com cola branca. Duas crianças pintaram o fundo com aguarelas, todas as crianças desenharam os animais usando os lápis coloridos da Faber-Castell. Por fim, criticamos o trabalho e entendemos que ainda faltavam pormenores e usamos as canetas de feltro da Faber-Castell e demos um toque de brilho com folha de ouro. Adoramos o resultado!

Os materiais naturais foram recolhidos numa floresta de pinheiro bravos (pinhal) típica da nossa zona costeira. Recolhemos casca de pinheiro, pequenos ramos e agulhas.