ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB Bairro da Comenda (Évora)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A turma de 3.º ano abraçou o desafio “Ecocasa- A casa do ecolápis” com entusiasmo. O projeto foi desenvolvido nas aulas de Artes Visuais e iniciámos o trabalho com a apresentação da oficina de ilustração que serviu de mote à exploração da técnica de aguarela. Partindo do conhecimento real e observado das árvores do pátio da escola e reforçando para a observação da estrutura deste elemento base e também com referência às “casas” dos passarinhos iniciaram o registo gráfico. Desenharam as linhas principais com recurso a lápis de cor e partiram para a exploração das aguarelas. Foi extraordinário observar o empenho, alegria e criatividade com que todos exploram esta técnica que lhes permitiu realizar projetos únicos. Utilizaram também em alguns pormenores lápis de cor e canetas de feltro. No final foi feita votação para escolher os trabalhos a participar.

Os materiais escolhidos para a construção da casa foram madeiras naturais ou reutilizadas de outras construções, palha no telhado das cearas do Alentejo e caules de plantas para o baloiço do ecolápis, por considerar materiais mais sustentáveis.