ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária Marquesa de Alorna (Almeirim)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho realizado no âmbito do projeto Ecocasa, com o objetivo de criar uma casa sustentável para a personagem Ecolápis foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual. A ilustração foi realizada numa folha A3, utilizando lápis de cor. Inicialmente, planeámos finalizar com aguarelas, mas, devido às condições limitadas de aulas em contentores, sem adequadas condições de pintura, não foi possível realizar essa etapa.
No âmbito do projeto Ecocasa, o Frederico apresenta uma casa única feita de troncos pintados de verde. Esta casa não só se destaca pela sua cor simbólica, mas também pela integração de um ecossistema vibrante, completo com a presença de gatos e passarinhos. Além disso, os degraus da casa são feitos de livros, e o Ecolápis é representado com uma mochila às costas, simbolizando a procura de conhecimento sobre a sustentabilidade e o meio ambiente.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A escolha do verde para pintar a casa de troncos simboliza a harmonia e a ligação com a natureza. O verde é frequentemente associado ao crescimento, à renovação e à sustentabilidade, refletindo o compromisso em criar uma habitação que respeita e se integra no meio ambiente. A casa está inserida num ecossistema vibrante, onde a presença de outros seres vivos realça a importância de coexistir com a fauna local. Este detalhe sublinha a necessidade de proteger e valorizar a biodiversidade, criando um ambiente onde todos os seres vivos possam prosperar juntos. Os degraus feitos de livros são uma escolha criativa que simboliza o valor do conhecimento e da educação. Cada passo em direção à casa representa um avanço no conhecimento e na compreensão do mundo, refletindo a importância da educação para a construção de um futuro sustentável. É de salientar que a árvore presente no desenho do Frederico é uma árvore da nossa escola Marquesa de Alorna. O trabalho do Frederico não só celebra a criatividade e a imaginação, mas também destaca a importância de integrar a natureza e a educação na conceção de habitações sustentáveis.