ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária Marquesa de Alorna (Almeirim)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho realizado no âmbito do projeto Ecocasa, com o objetivo de criar uma casa sustentável para a personagem Ecolápis foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual. A ilustração foi realizada numa folha A3, utilizando lápis de cor. Inicialmente, planeámos finalizar com aguarelas, mas, devido às condições limitadas de aulas em contentores, sem adequadas condições de pintura, não foi possível realizar essa etapa. O Ecolápis, desenhado pelo aluno Afonso Guerra, é um lápis musculado e confiante, segurando os planos da sua casa sustentável, simbolizando a realização do seu sonho de longa data: uma casa sustentável construída pelas suas próprias mãos.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Ecolápis foi projetada com base em princípios de sustentabilidade e eficiência energética. A estrutura da casa é feita de madeira certificada, garantindo que a madeira utilizada provenha de florestas geridas de forma sustentável. Os telhados, com sistemas futuristas de painéis solares embutidos na madeira, proporcionam um isolamento natural e integram-se na paisagem circundante. As janelas foram pensadas para maximizar a entrada de luz natural e minimizar a perda de calor, contribuindo para a eficiência energética da casa. A escolha de viver perto de contentores de reciclagem sublinha o compromisso do Ecolápis com a reciclagem e a gestão correta dos resíduos, seguindo os princípios dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. Por fim, os músculos do Ecolápis simbolizam a determinação e o empenho necessários para construir o futuro dos nossos sonhos, um futuro mais verde e sustentável.