ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária Marquesa de Alorna (Almeirim)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho realizado no âmbito do projeto Ecocasa, com o objetivo de criar uma casa sustentável para a personagem Ecolápis foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual. A ilustração foi realizada numa folha A3, utilizando lápis de cor. Inicialmente, planeámos finalizar com aguarelas, mas, devido às condições limitadas de aulas em contentores, sem adequadas condições de pintura, não foi possível realizar essa etapa. A casa do aluno Diogo Santos, dividida em 3 espaços diferentes, reflete não apenas a sua visão criativa, mas também a ideia de viver em comunidade. Cada espaço da casa representa uma área funcional distinta, promovendo a interação e o convívio entre os seus habitantes. Esta abordagem demonstra o desejo do aluno de criar um ambiente acolhedor e colaborativo, onde as pessoas podem viver e trabalhar em harmonia.

O aluno Diogo Santos projetou três casas que exemplificam a integração de soluções sustentáveis no ambiente construído. Cada casa é equipada com painéis solares visíveis, demonstrando o compromisso com a utilização de energias renováveis. Os painéis solares não só fornecem energia limpa e eficiente, mas também simbolizam a importância de aproveitar os recursos naturais para minimizar o impacto ambiental. As escadas de cada casa são construídas a partir de troncos de madeira, uma escolha que reflete o uso de materiais naturais e sustentáveis. Esta opção não só reduz a necessidade de materiais processados, mas também acrescenta um elemento estético natural que harmoniza com o ambiente envolvente. A localização das casas, junto aos contentores de reciclagem, realça o compromisso com a gestão responsável dos resíduos. Esta opção promove a prática dos 3 R's: reduzir, reutilizar e reciclar, incentivando um comportamento consciente e sustentável na gestão dos resíduos. A presença de um baloiço surge como um símbolo que representa a ideia de que a sustentabilidade, também ela, pode ser divertida!