ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB/PE/Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior (Santa Cruz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Para fazer este trabalho comecei por fazer uma pesquisa de casas na árvore e anotei os diferentes elementos que gostei de cada casa. Uma das minhas preferidas foi um casa circular vietnamita com telhado em palha.
Seguidamente fiz um esboço a lápis.
Contornei o meu esboço a marcador preto de ponta fina. Depois comecei a colorir utilizando diferentes tonalidades de cor para sombrear o meu desenho.
Para fazer as copas das árvores utilizei guaches e uma esponja para dar o efeito de preenchimento.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Eco-lápis é uma casa na árvore feita em madeira com telhado de palha.
A casa foi pintada de azul com uma tinta natural ecológica.
As janelas assim como a porta são de vidro para permitir uma iluminação natural.
Possui painéis solares de forma a que possa gerar a sua própria energia solar.
O baloiço é um pneu velho que foi reutilizado.
Devido a sua excelente localização, próxima de um rio, permite utilizar água, para isso, foi instalado um sistema de roldana com um balde.
O eco-lápis tem a sua própria horta, onde plantou alfaces, cenouras, beterrabas e outras leguminosas essenciais para a sua alimentação. Como não poderia deixar de ser, o eco-lápis pratica um agricultura biológica, onde não utiliza nenhum químico.
A proximidade ao rio permite-lhe apanhar o seu próprio peixe.
O eco-lapis não produz poluição sonora porque sua música preferida é o canto dos pássaros e a ao escurecer em vez de ver televisão aprecia as estrelas através do seu telescópio.