ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio A Casa do Ecolápis foi apresentado à turmas do 3.º ano A, através do vídeo e material disponibilizado na página do programa Eco-Escolas, para o efeito, de modo a dar a conhecer a temática proposta, neste ano letivo. Esta apresentação foi realizada no âmbito do Dia Mundial da Terra.
Após esta apresentação, falamos sobre o papel fundamental que tem a empresa Faber-Castell, uma das mais antigas do mundo e das suas preocupações ambientais.
Posto isto, a turma, em contexto de Biblioteca, iniciou a elaboração do seu trabalho, considerando a imagem do ecolápis e as informações solicitadas.
Após a definição dos pormenores e a orientação do trabalho, o trabalho foi realizado em vários momentos, recorrendo a diferentes materiais: lápis de cor, canetas de feltro e pastel.

O aluno responsável pelo trabalho escolheu como elementos os ramos, galhos e troncos de árvores para a elaboração da casa do Ecolápis por se tratarem de elementos com robustez e resistência ao tempo. O aluno optou por pintar a casa de modo a se assemelhar a uma casa dos seres humanos.