ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Custóias (Matosinhos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Foi proposto aos alunos do segundo ciclo que, nas aulas da disciplina de Educação Visual, realizassem um trabalho para participarem no desafio “Ecolápis”. Este ano o tema foi a Ecocasa - A casa do Ecolápis.
Os alunos começaram por observar as árvores do nosso recinto escolar que é rico em variedade de árvores, tanto autóctones como árvores importadas.
Depois de analisarem a sua dimensão, cores e formas, os alunos foram para a sala de aula fazer estudos gráficos sobre as mesmas, explorando texturas, estruturas e maneiras de inserir a casa do Ecolápis num suporte natural, uma árvore.
Sendo as árvores um elemento de maior importância na Natureza, pela sombra e frescura que dão, pela manutenção da humidade no ar, contribuindo para diminuir a poluição, ajudando a fixar os solos, servindo de abrigo aos pássaros e outros animais, foi muito importante para os alunos perceberem que são um fator de sustentabilidade e que a reflorestação é sempre necessária.
De entre os trabalhos realizados, o selecionado para este concurso foi o do aluno Mateus Nunes do 6ºJ. Foram utilizadas várias técnicas: lápis de cor, pastel, aguarela e giz. Nada melhor para um Ecolápis, do que viver numa Ecocasa.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Uma árvore do nosso recinto escolar de grande porte (como a austrália) para que a casa pudesse ser encaixada.