ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/JI Sacadura Cabral (Amadora)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Procedimentos:
1- Pintura de sopro com palhinha - guache amarelo e detergente e palhinha fina – sopra-se pela palhinha e quando temos as bolhas colocámos a folha em cima das bolhas para a pintura da casa;
2- Pintura esponjada – guache azul – céu, verde – vegetação e castanha-chão;
3- Colagem de pauzinhos de pinheiro para delinear a casa;
4- Descascar pinhas- colagem das partículas no telhado da casa;
5- Descascar paus – colagem na ramagem da árvore e entrada da casa;
6- Colagem de cápsulas (frutos) dos eucaliptos no tronco da árvore;
7- Pintura de palhinhas com guache amarelo, cortar as mesmas e colagem para fazer o sol;
8- Pintura de palhinhas com canetas de feltro e colagem para fazer a porta da casa;
9- Colagem de botões para fazer janelas da casa;
10- Pintura de massa macarrão/cotovelos e colagem para fazer flores, envolventes à casa;
11- Forrar um casquilho de rolo de papel higiénico com jornal para fazer o lápis - Eco lápis;
12- Fazer o bico com cartão, pintar e colar os olhos.
Foi abordado o tema na sala de aula. Fez -se observação direta dos diversos elementos naturais pelo recreio da escola e jardins. Todos os alunos ficaram entusiasmados e participaram ativamente na construção o cartaz.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
- Colagem de pauzinhos de pinheiro para delinear a casa;
- Descascar pinhas- colagem das partículas no telhado da casa;
- Descascar paus – colagem na ramagem da árvore e entrada da casa;
- Colagem de cápsulas (frutos) dos eucaliptos no tronco da árvore;
- Pintura de palhinhas com guache amarelo, cortar as mesmas e colagem para fazer o sol;
- Pintura de palhinhas com canetas de feltro e colagem para fazer a porta da casa;
- Pintura de massa macarrão/cotovelos e colagem para fazer flores, envolventes à casa.
A escolha destes materiais foi devido à abordagem ao tema Florestas e Proteger o Ambiente, temas da área de E.M. trabalhados em sala de aula, anteriormente.