ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito do desafio “Ecocasa – a Casa do Ecolápis, a turma um, do sexto ano, desenvolveu um projeto de caráter interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Educação Tecnológica. Assim, numa primeira fase, tendo como referência o domínio do Desenvolvimento Sustentável, os alunos investigaram sobre o conceito de sustentabilidade e exemplos de casas ecológicas construídas com materiais sustentáveis. Também, visualizaram o material disponibilizado pela Faber-Castell e assistiram à Oficina de Ilustração “Ecocasa – A Casa do Ecolápis”.
Finalizada a fase de investigação, os alunos esboçaram as suas ideias no diário gráfico, explorando diferentes materiais e técnicas de expressão. Posteriormente, foram selecionados os três melhores trabalhos para serem desenvolvidos numa folha de formato A3. De seguida, estes projetos foram ampliados para o formato solicitado, procurando representar de forma detalhada todos os pormenores dos elementos naturais presentes na composição visual. Assim, tirando partido das qualidades expressivas dos materiais e das técnicas de expressão plástica, com recurso a técnica mista e utilizando a colagem, os alunos conseguiram criar diferentes e originais propostas para a casa na árvore do Ecolápis, tendo em conta a sua construção sobre a estrutura natural da árvore de uma forma sustentável e criativa.

A minha professora informou-me deste desafio “Ecocasa – Casa do Ecolápis”. Depois de ler o regulamento, achei interessante e decidi participar. Comecei a pesquisar vários exemplos de casas na árvore, mas queria uma casa que para além de ser sustentável fosse criativa.
Surgiu a ideia de reutilizar os lápis de cor que quando muito pequenos não dão jeito para pintar, assim, utilizei-os numa vedação sobre o piso da casa. Neste piso foi aplicado sobras de madeira que assentaram muito bem sobre a árvore. Depois pensei no aproveitamento da água da chuva para os banhos e criei um mecanismo para esse fim.
A árvore onde está a casa foi plantada pelo Ecolápis há muitos anos. Ele continua a plantar mais árvores para compensar as árvores que têm sido queimadas e derrubadas. Na cobertura foi utilizado um toldo com sobras de tecidos impermeáveis. Uma casa sustentável e atraente para o eco lápis viver.
Materiais utilizados no projeto: Lápis de grafite, lápis de cor, aguarela, restos de tecidos e linhas.