Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito do desafio “Ecocasa – a Casa do Ecolápis, a turma um, do sexto ano, desenvolveu um projeto de caráter interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Educação Tecnológica. Assim, numa primeira fase, tendo como referência o domínio do Desenvolvimento Sustentável, os alunos investigaram sobre o conceito de sustentabilidade e exemplos de casas ecológicas construídas com materiais sustentáveis. Também, visualizaram o material disponibilizado pela Faber-Castell e assistiram à Oficina de Ilustração “Ecocasa – A Casa do Ecolápis”.
Finalizada a fase de investigação, os alunos esboçaram as suas ideias no diário gráfico, explorando diferentes materiais e técnicas de expressão. Posteriormente, foram selecionados os três melhores trabalhos para serem desenvolvidos numa folha de formato A3. De seguida, estes projetos foram ampliados para o formato solicitado, procurando representar de forma detalhada todos os pormenores dos elementos naturais presentes na composição visual. Assim, tirando partido das qualidades expressivas dos materiais e das técnicas de expressão plástica, com recurso a técnica mista e utilizando a colagem, os alunos conseguiram criar diferentes e originais propostas para a casa na árvore do Ecolápis, tendo em conta a sua construção sobre a estrutura natural da árvore de uma forma sustentável e criativa.
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Desenhei o meu trabalho com lápis de grafite e pintei com lápis de cor aguareláveis, usando o pincel para explorar o efeito de aguarela. A casa do Ecolápis foi construída numa árvore da Floresta Laurissilva, o Til, uma árvore que pode atingir os 30 metros. Esta árvore é ideal para conseguir sustentar uma canoa que já não era utilizada pelos pescadores da cidade de Câmara de Lobos.
Assim, utilizei na construção da casa uma canoa, a rede de pesca para as cortinas, as boias de salvamento, uma para o baloiço e outra para a janela, um arpão de pesca para sustentar as cortinas e os remos da canoa para um estendal. O recipiente de recolha de água da chuva é um balde utilizado na pesca. A recolha dos resíduos é encaminhada para um reservatório no solo para tratamento. A casa também tem um pequeno painel solar para fornecer eletricidade. Todas as madeiras e cordas utilizadas são o reaproveitamento de material proveniente dos barcos e que já não eram utilizados na pesca.