ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito do desafio “Ecocasa – a Casa do Ecolápis, a turma um, do sexto ano, desenvolveu um projeto de caráter interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Educação Tecnológica. Assim, numa primeira fase, tendo como referência o domínio do Desenvolvimento Sustentável, os alunos investigaram sobre o conceito de sustentabilidade e exemplos de casas ecológicas construídas com materiais sustentáveis. Também, visualizaram o material disponibilizado pela Faber-Castell e assistiram à Oficina de Ilustração “Ecocasa – A Casa do Ecolápis”.
Finalizada a fase de investigação, os alunos esboçaram as suas ideias no diário gráfico, explorando diferentes materiais e técnicas de expressão. Posteriormente, foram selecionados os três melhores trabalhos para serem desenvolvidos numa folha de formato A3. De seguida, estes projetos foram ampliados para o formato solicitado, procurando representar de forma detalhada todos os pormenores dos elementos naturais presentes na composição visual. Assim, tirando partido das qualidades expressivas dos materiais e das técnicas de expressão plástica, com recurso a técnica mista e utilizando a colagem, os alunos conseguiram criar diferentes e originais propostas para a casa na árvore do Ecolápis, tendo em conta a sua construção sobre a estrutura natural da árvore de uma forma sustentável e criativa.

Eu elaborei este desenho com o objetivo de mostrar que é possível utilizar outros materiais extraídos da natureza, sem ser os tijolos e o cimento, para construir uma casa. Utilizei o melhor material de todos: a imaginação. Podemos fazer qualquer projeto com ela: um baloiço com folhas, ramos e flores, uma varanda com pedacinhos cortados de canas-de-açúcar, folhas no telhado e o mais importante de tudo, construir uma casa na árvore à nossa maneira. Eu adorei fazer este trabalho porque utilizei apenas elementos naturais. Esta casa é um refúgio maravilhoso quando queremos a companhia da natureza, não se ouve o barulho dos carros nem das pessoas, apenas o canto dos pássaros, a chuva a cair e o som relaxante do silêncio. Espero transmitir essas sensações de paz e harmonia através do meu desenho.