ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Fui desafiada pela professora de Ciências a realizar o desenho do ecolápis. A princípio, estava com dificuldades para decidir que tipo de bioma iria representar, mas no fim, decidi representar o bioma de floresta. O meu desenho tem o intuito de misturar diferentes tipos de materiais; marcador, aquarela e lápis de cor; para representar e mostrar que todos os tipos de arte são aceitáveis, até se estiverem todas na mesma tela. No desenho, o ecolápis está a caminhar na sua estrada de pedras, que usei para reforçar os traços da natureza, para tentar chegar a casa feita de madeira e palha, a maioria estando incorporada no tronco e ramos da própria árvore. Para pintar, foram esmagadas frutas e ervas e misturadas com água do rio para formar a pasta usada.

Todo este desenho foi uma manifestação da desflorestação e que nas florestas mais escondidas, a beleza dos animais e criaturas que lá vivem, sonham com o mundo mágico e irreal que os humanos vivem lá fora.