ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Nome e idade do(s) aluno(s):
Kieza Figueiredo Pestana - 9 anos de idade - 4º ano de escolaridade (com a colaboração dos colegas da turma)
O entusiasmo dos alunos para o desafio Ecocasa – A casa do Ecolápis | Desafio Faber-Castell 2023-24 surgiu logo após a visualização do vídeo de apresentação.
Após o momento em que o grupo aceitou o desafio de criar a casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”, foi tempo de explorar o vídeo “Sabe mais sobre o Ecolápis”. Nesta fase, e aproveitando o entusiasmo em crescendo que o grupo apresentava pelo desafio, debateram-se, mais uma vez, conteúdos relacionados com a importância da preservação da natureza, ao mesmo tempo que se explorava o ciclo do Ecolápis.
De forma interdisciplinar, o passo seguinte consistiu na visualização do vídeo Oficina de Ilustração “Ecocasa – A casa do Ecolápis“. Aqui, foram explorados com maior intensidade alguns aspetos relacionados com as técnicas utilizadas no desenho e na pintura. Alguns alunos iniciaram os seus projetos, enquanto decorria o vídeo.
Num momento posterior, o grupo turma foi até ao recreio da escola observar e desenhar, ao ar livre, algumas das árvores que se encontram à volta dos edifícios da nossa escola. Dispuseram-se livremente pelo espaço e desenharam, com o lápis, o que observavam, em folhas brancas, de tamanho A5. De seguida, na sala de aula, continuaram e concluíram estes projetos, dando largas à imaginação..
Por fim, o grupo escolheu o colega que realizaria o trabalho final, embora este reunisse ideias sugeridas pelos restantes alunos da turma. A criação e ilustração proposta neste desafio foi realizada com lápis de cor. A casa do Ecolápis foi construída com elementos recolhidos na natureza, nomeadamente, folhas aproveitadas do chão (porta e telhado), bambu (janelas, escadas e varanda) e ramos de árvores (paredes da casa e apoio da estrutura da casa).
E foi assim que o Ecolápis ganhou uma casa sustentável, em harmonia com a natureza.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Ecolápis foi construída com elementos recolhidos na natureza, nomeadamente, folhas aproveitadas do chão (porta e telhado), bambu (janelas, escadas e varanda) e ramos de árvores (paredes da casa e apoio da estrutura da casa). Estes materiais foram seleccionados uma vez que foram reutilizados e realizaram novos elementos.