ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Nome do Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Perafita
Nome da Escola: Escola nº 2 de Perafita
“ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS” | Desafio Faber-Castell 2023-24
Ao longo do ano letivo, as turmas do 1º ano da Escola Básica N.º 2 de Perafita trabalharam o tema “As Profissões”, este foi o mote para criar a casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”, já que alguns ambicionam a profissão de arquiteto. No âmbito da disciplina de estudo do meio aprenderam a compreender a importância das árvores, enumerando o que as árvores nos dão.
Os alunos desenvolveram em metodologia de projeto nas aulas de educação para a cidadania e educação artística, trabalhos originais de criação e ilustração de uma “ecocasa”.
Os alunos desenvolveram pesquisas sobre a Educação ambiental; Comportamentos para proteger o nosso planeta; Alterações Climáticas; Biodiversidade dos ecossistemas, levando os alunos a refletirem “Que comportamentos temos de mudar para proteger o nosso planeta?” Foram utilizados os seguintes materiais; papel A3 branco, lápis de grafite, lápis de cor da FABER-CASTELL, aguarela.
A escolha do trabalho foi feita pelos próprios alunos por meio de votação.
No desenvolvimento de todo o projeto os alunos demonstraram empenho e curiosidade pela descoberta da biodiversidade do ambiente natural, despertando para a importância da manutenção dos valores naturais em estreita relação com a melhoria da qualidade de vida das populações.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
“ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS”, foi projetada como uma casa na árvore usando a madeira como matéria-prima natural, para a estrutura principal da casa, bem como o telhado. Possui uma varanda feita de troncos, uma escada de corda, que permite o acesso à casa. Projetamos ainda um baloiço reutilizando um pneu de automóvel em fim de vida, possibilitando a reutilização de materiais.