ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Infantário do Bom Jesus de Ponta Delgada (São Vicente)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A investigação sobre o tema foi realizada previamente pelas educadoras, mas teve o contributo das crianças da sala de transição II e Jardim de Infância que sugeriram alguns elementos como o baloiço, o pássaro, a borboleta e o caracol. Após o diálogo com as crianças, foi realizado um pré esboço do que tinham sugerido e verificaram que o Ecolápis não tinha como subir para a sua casa. Daí sugeriram a ideia de criar umas escadas para que ele conseguisse aceder à sua casa. Como as crianças do nosso infantário têm idades muito pequenas, decidimos que a colaboração dos adultos seria imprescindível neste trabalho. Assim, alguns elementos da equipa pedagógica realizaram o desenho na folha, sempre com o olhar atento das crianças. Depois, pedimos a colaboração de um encarregado de educação para vir ao infantário ajudar na pintura do trabalho. As crianças mais velhas colaboraram na pintura de alguns elementos como a copa da árvore, o pássaro e o caracol. As crianças mais novas carimbaram os dedos nas copas da árvore. Foi um trabalho desenhado a lápis de carvão, pintado com tintas guache utilizando o pincel e utilizando a carimbagem dos dedos. No final foi realizado o contorno de todo o desenho com canetas de feltro. Foi um trabalho realizado de forma cooperativa entre toda a equipa do infantário, as crianças e um encarregado de educação.

No nosso trabalho, tal como referido nas regras do projeto, estão desenhados a árvore, a casa e o Ecolápis. Depois, as crianças sugeriram a presença de alguns animais, nomeadamente o pássaro, a borboleta e o caracol, porque gostam de animais, é agradável ouvir o som dos pássaros e os animais são importantes na natureza. Pediram a colocação do baloiço porque gostam de andar de baloiço no infantário e assim o Ecolápis poderia brincar junto da sua casa. Decidimos que o baloiço deveria ser construído com um pneu, reutilizando assim materiais que iriam para o lixo. Construímos as escadas de madeira, porque era a forma do Ecolápis conseguir chegar à sua casa. O Ecolápis aparece feliz no desenho porque é um lápis especial e feliz por viver numa casa na árvore, no meio da natureza.