ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Nesta pintura está ilustrada a casa na árvore do Ecolápis, juntamente com ele próprio.
A casa é feita de madeira branca, e tem um telhado, também de madeira, castanho com destaques a rosa e branco. Ela situa-se no topo da árvore e tem três partes: a que está no topo, que é a principal, a que está logo abaixo dessa e a que está do lado oposto.
Acede-se à casa através das escadas, na abertura natural da árvore. A entrada da árvore está decorada com uma vela pendurada num ramo interior e com um tapete rosa.
Utilizei pastel de óleo para pintar e misturei as cores para obter os tons desejados. Fiz esta pintura “alla prima”. Na área verde da árvore utilizei movimentos circulares para dar a textura desejada, bem como no céu para fazer as nuvens desvanecidas e ter um tom de azul mais claro. Escureci a árvore no topo e destaquei a amarelo algumas partes da parte inferior da árvore a fim de dar uma sensação de perspetiva.

Nesta pintura observam-se vários elementos naturais, como a árvore, o campo com arbustos, vales e floresta. Escolhi estes elementos naturais, pois a árvore que desenhei parecia ser robusta e ter um bom suporte para a casa que desejava. Escolhi desenhar o campo com arbustos, vales e floresta, porque torna a paisagem mais acolhedora.
A casa é feita de madeira, excluindo o vidro das janelas. Escolhi este material devido à sua simplicidade e ao facto de ser comum para a construção de casas na árvore.