ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EBI de Ponta da Garça (Vila Franca do Campo)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Antes de iniciar a realização dos trabalhos foi feita uma abordagem sobre a natureza, os recursos naturais existentes e a importância da sua conservação. Os alunos tiveram a oportunidade de ver vídeos e imagens de florestas e espaços verdes de diferentes países. Também foi feita uma abordagem sobre a importância das árvores e a importância das mesmas.
Foi feita uma visita de estudo pelas zonas verdes da freguesia da escola.
Os alunos também visionaram o vídeo “Escute o som da nossa pegada de carbono neutra...” e aprenderam a técnica de pintura com lápis de cor e pontas de feltro.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
O ecolápis realizou o seu sonho, habitar no topo de uma árvore, no meio da natureza. Casa feita com materiais reutilizáveis e recicláveis (troncos para a estrutura da casa e canas de bambu no telhado, com cores vivas, tinta biodegradável, para ser vista ao longe e de fácil acesso às suas visitas. O ecolápis gosta de botânica e preocupa-se com o meio ambiente, por isso optou por uma árvore verdejante, com grandes flores, no meio de um parque. O acesso à casa é por uma escadaria de madeira que percorre o tronco da árvore.
O trabalho foi pintado com lápis de cor.