ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EBI de Ponta da Garça (Vila Franca do Campo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Todos os alunos fizeram um trabalho de pesquisa sobre ecossistemas terrestes e os principais existentes em Portugal, escolhendo um existente nos açores para apresentar à turma.
Os alunos também visionaram os vídeos “Escute o som da nossa pegada de carbono neutra...” e “Como fazemos lápis”.
Nas aulas foram exploradas diferentes técnicas de pintura e materiais (lápis de cor, pontas de feltro, aguarela, pastel de óleo).
Na realização dos trabalhos cada aluno escolheu a técnica e os materiais que queriam usar.

A casa da árvore do ecolápis, que cuida e vigia as árvores que vão ser utilizadas para a próxima produção de lápis, é feita de bambu, com um teto de palha e uma porta de madeira, com a maçaneta da porta feita de pedra.
Nas janelas as cortinas são de palha. Mais acima a casa tem um depósito de água que vem da chuva. Ele é feito de bambu e com um cano de bambu cortado, para levar água para a casa.
A casa tem também uma varanda de madeira de onde pode vigiar a floresta e aproveitar a vista. Tem ainda uma escada feita de plantas trepadeiras.
Para pintar o trabalho foi escolhida a técnica de pintura com lápis de cor, por ser uma técnica muito versátil e da qual gosto muito.