ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária Mães d'Água (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho foi realizado na sequência das atividades desenvolvidas em sala de aula, na turma 8º3ª, sobre a importância da floresta no combate às alterações climáticas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a gestão sustentável de recursos naturais e a importância de evitar o desperdício, protegendo simultaneamente os ecossistemas e a biodiversidade.
Esta turma tem participado ativamente noutro desafio, no âmbito do projeto nacional Eco-Escolas: uma horta biológica, que tem uma árvore plantada por alunos.
O projeto Eco-Lápis foi apresentado à turma, na aula de Ciências Naturais, e os alunos viram os vídeos disponibilizados pela ABAAE e Faber-Castell, no website do projeto Eco-Escolas dedicado. Os alunos demonstraram curiosidade pelo fabrico de lápis no Brasil, ao ver o vídeo, o que suscitou várias questões acerca do processo produtivo dos mesmos, e da gestão sustentável da floresta.
Os materiais de desenho e pintura usados foram o lápis a carvão e lápis de cores.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
O desenho evidencia materiais recuperados da floresta (madeira) e/ou reutilizados (por exemplo, na construção da vedação, que permite aceder ao mundo da casa ecológica do Eco-Lápis). Nesta casa é possível brincar (daí o elemento baloiço, na árvore), e ao mesmo tempo agir de forma ambientalmente responsável. No cimo do telhado, está o Eco-Lápis, que nos convida a entrar!
No desenho, estão presentes folhas exuberantes e de cores vivas, e uma espécie de crescimento rápido (inspiração da vivência e experiência pessoal dos alunos, oriundos de diversos países africanos, incluindo ilhas de clima equatorial). O percurso para subir à casa do Eco-Lápis (usando a escada suspensa) nem sempre é fácil - tal como nem sempre é fácil percorrer o caminho da sustentabilidade. Mas é possível, e todos, juntos, e com o Eco-Lápis, conseguimos!