ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Desafio: A casa do Ecolápis
Grupo: UM
Bernardo Paulino , Vicente Caeiro, Maria Leonor Rodrigues, Fernando Monteiro, Cinara Inácio, Carlos Salgueiro.
Memória descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido com a turma C do 5º ano da Escola Básica José Régio de Portalegre, essencialmente nas aulas de Apoio ao Estudo, sendo um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Português, Ciências Naturais e Educação Visual e ainda uma parceria com o Programa Eco Escolas, pois somos um Eco Agrupamento há muito preocupado com as questões ambientais.
Tendo como objetivo geral desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade, a turma foi dividida em quatro grupos de trabalho e cada grupo desenvolveu o trabalho, tendo em conta as seguintes etapas:
Primeira etapa: Apresentação do projeto aos alunos.
Segunda etapa: Diálogo sobre os objetivos do projeto. Consciencialização dos alunos para os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;
Terceira etapa: Definição das características da casa do Ecolápis.
Quarta etapa: Criação da casa do Ecolápis, usando como materiais de pintura canetas de feltro e lápis de cor.
Quinta etapa: Apresentação dos trabalhos aos colegas.
No decorrer da realização do trabalho, os alunos manifestaram muito interesse e empenharam-se na resolução da tarefa.

O telhado da casa é feito de tijolo, as paredes são de pedras e folhas; a porta de madeira, o baloiço e as escadas de bambu.