ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Professor Paula Nogueira (Olhão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Iniciámos o nosso projeto, refletindo sobre a importância da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Os alunos foram sensibilizados para a política dos 3R, à reutilização de materiais, ao combate ao desperdício. Na segunda parte do projeto a turma investigou sobre materiais e vídeos da Faber-Castell. Foi feito um brainstorming sobre o tema, analisando o tema da poluição, do perigo para as espécies devido às alterações climáticas e como podemos agir para colaborar na mudança de atitudes.
Cada aluno da turma apresentou o seu projeto tendo sido selecionado três dos trabalhos mais expressivos e com uma mensagem mais forte na proteção do ambiente.
Lápis de grafite 2B; Lápis de cor Supersoft (Black edition), caneta fina de contorno (preto), lápis de cera.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Casa de árvore executada através de métodos de construção ecológicos, reduzindo o impacto no meio ambiente. Foi usada Madeira de demolição e outros materiais reciclados para construir a estrutura da casa. A casa está inserida num local protegido em que existem muitas espécies de animais e plantas (ninhos de animais, corujas, abelhas e colmeias, pássaros de diferentes espécies.
A casa está num plano superior do terreno em que só se pode aceder através de um elevador, construído no interior do tronco e movido a energia eólica (torre lateral esquerda). A casa é alimentada a nível hídrico por uma ribeira natural. Na parte esquerda da árvore, podemos observar um reservatório de alimentos (sementes) para os períodos mais frios em que existem menos recursos naturais para alimentar as diferentes espécies que por ali habitam. As espécies são protegidas pela nossa MASCOTE o Ecolápis, que se encontra no cimo da casa a vigiar o espaço envolvente, para detetar algum incêndio, agindo preventivamente.
O fumo que sai da chaminé da casa é resultante da queima de ramos velhos, sobrantes da limpeza das árvores que circundam a casa.