ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

"ECOCASA: Criando Casas Sustentáveis na Natureza"
O presente projeto visa promover a consciência ambiental e a criatividade dos alunos através da criação e ilustração de casas sustentáveis, inspiradas pela ideia de uma "ECOCASA". O ponto de partida foi a exploração do conceito de Ecolápis, seguido pela visualização de um vídeo educativo sobre casas na árvore e sua integração na natureza.
A investigação sobre o tema começou com uma discussão sobre o Ecolápis, explorando sua função ecológica e seu papel na preservação do meio ambiente. Em seguida, os alunos assistiram a um vídeo informativo sobre casas na árvore, compreendendo a sua estrutura e os materiais utilizados na sua construção. A definição de uma casa na árvore como um edifício sustentado pela estrutura natural de uma árvore orientou a investigação sobre materiais naturais adequados para a construção de uma ECOCASA.
Os alunos foram incentivados a se tornarem "arquitetos" das suas próprias ECOCASAS, estimulando sua criatividade e pensamento crítico. Eles foram envolvidos desde o início do projeto, participando ativamente das discussões e contribuindo com ideias para a elaboração dos desenhos. O processo foi colaborativo, permitindo que os alunos expressassem suas visões individuais de uma ECOCASA sustentável.
Para a execução dos desenhos, foram disponibilizados diversos materiais de pintura, incluindo lápis de cor, giz de cera e canetas de feltro. Os alunos foram encorajados a experimentar e explorar diferentes técnicas artísticas para representar suas ECOCASAS de forma criativa e realista.
O projeto "ECOCASA" proporcionou aos alunos uma oportunidade única de aprender sobre sustentabilidade ambiental enquanto desenvolviam suas habilidades artísticas e criativas. Através da investigação, do envolvimento ativo dos alunos e da utilização de materiais de pintura variados, foi possível criar trabalhos originais e inspiradores que refletem a importância da harmonia entre a arquitetura e o meio ambiente.

Os alunos optaram por integrar uma variedade de elementos naturais na construção da casa do Ecolápis, visando não apenas a estética, mas também a funcionalidade e a sustentabilidade ambiental. Além disso, eles decidiram incorporar tecnologias de energia limpa, como painéis solares e energia eólica, para garantir uma fonte de energia sustentável e renovável.
Canas e Troncos: Foram escolhidos para a estrutura principal da casa, proporcionando uma base sólida e natural. As canas e troncos foram selecionados por serem materiais abundantes na natureza e de baixo impacto ambiental, contribuindo para a harmonia estética com o ambiente circundante.
Ramos e Folhas: Utilizados para o revestimento externo da casa, os ramos e folhas conferem uma camada adicional de isolamento térmico e visual, além de integrar a ECOCASA com o ambiente natural ao seu redor. Esses elementos naturais também ajudam a camuflar a estrutura, proporcionando uma sensação de integração com a paisagem.
Painéis Solares: Colocados estrategicamente no telhado da casa, os painéis solares captam a energia solar e a convertem em eletricidade, fornecendo uma fonte de energia limpa e sustentável para as necessidades energéticas da casa do Ecolápis. Essa escolha reflete o compromisso dos alunos com a redução da pegada de carbono e o uso responsável dos recursos naturais.
Energia Eólica: Turbinas eólicas foram instaladas nas imediações da casa, aproveitando a energia do vento para gerar eletricidade de forma eficiente e renovável. A energia eólica complementa os painéis solares, garantindo um suprimento constante de energia limpa, mesmo em dias sem luz solar intensa.
A escolha desses elementos naturais e tecnologias de energia renovável reflete a consciência ambiental dos alunos e sua preocupação com a preservação do meio ambiente. Ao combinar materiais naturais com fontes de energia limpa, a casa do Ecolápis se torna um exemplo inspirador de como a arquitetura pode coexistir harmoniosamente com a natureza, promovendo a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente.