ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Pêro Vaz de Caminha (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Foi apresentado aos alunos das turmas dos 6.º anos, a partir da visualização de um vídeo de apresentação disponibilizado, o Desafio “ A Casa do Lápis ” para criação de uma casa para o ECO lápis, com a personagem eco lápis e uma árvore, com característica sustentável.
De seguida foi dado a conhecer o ciclo de vida de um eco lápis, a partir de material disponibilizado pela marca Faber Castell e o projeto que esta tem vindo a desenvolver há vários anos de plantação de árvores para a produção dos seus lápis, não só para garantir a segurança e qualidade dos seus produtos, mas também de preservar o meio ambiente e a sua sustentabilidade.
Depois de conhecidos os objetivos do concurso, foi iniciado o trabalho de projeto com os alunos, inicialmente com a fase de investigação de vários exemplos de casas de árvores, para o desenvolvimento de três estudos iniciais de uma casa. Os alunos mostraram-se muito empenhados no desenvolvimento dos vários estudos, de forma que, a escolha se tornou difícil, pois todos os estudos lhes pareceram viáveis para o desenvolvimento de uma ideia final.
Posteriormente, depois da análise, discussão e partilha de ideias entre pares, e seguindo as orientações do professor de forma a que a ideia final respondesse aos objetivos do concurso, foi escolhido um dos estudos.
Os alunos passaram para a fase de desenvolvimento da ideia escolhida, com estudos gráficos de forma e cor, materializando-a, e concluindo o trabalho final, com a aplicação de técnica de pintura a lápis de cor.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A minha eco casa tem vários elementos ligados à natureza. é feita de madeira e cerca natural. Está posicionada numa árvore de grande porte e é abrigo para muitas crianças. Ao seu redor tem uma macaca, um baloiço e escadas para o lápis subir. Ao redor está presente a pomba que representa a paz, a borboleta a mudança e transformação e o pássaro azul que representa todas as espécies autóctones.
Clara Oliveira 6 º B