ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Prof. Pedro d'Orey da Cunha (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Foi proposto às turmas do 5º ano da Escola Professor Pedro D`Orey da Cunha o desafio de criarem uma Ecocasa para a nossa querida personagem - Ecolápis - ou seja uma casa na árvore sustentável que tivesse em conta a preservação da natureza.
Este desafio vinha cruzar-se com o Projeto Eco-Escolas e com «sustentabilidade ambiental», tema tratado na disciplina de Ciências Naturais e discutido na disciplina de Cidadania.
Os alunos, durante as aulas de Educação Visual, tiveram a oportunidade de assistir à oficina de Ilustração "Ecocasa - A Casa do Ecolápis", promovida pela ABAE em parceria com a Faber-Castell. Depois realizaram pesquisas de algumas árvores e exploraram outras que se encontram no espaço exterior da escola. Desenvolveram ideias nas disciplinas de Ciências e Cidadania, culminando o trabalho na criação do produto final, na disciplina de Educação Visual.
Foram disponibilizados aos alunos diversos materiais da Faber-Castell (aguarelas, lápis de cor, canetas de feltro, lápis de cera e canetas pretas de diversas espessuras) e exploradas diversas técnicas, para que pudessem concretizar as suas ideias da melhor forma possível, explorando novas abordagens de forma original e criativa.
Os trabalhos produzidos serão posteriormente expostos e mostrados à comunidade escolar.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha: IT-5C:
A casa na árvore/animal é uma grande bolota em perfeita simbiose com o mundo animal e vegetal. Onde todos os seres vivos vivem em perfeita harmonia, transformação e conexão.