ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de Santa Comba Dão (Santa Comba Dão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho começou com uma sessão de brainstorming para definir como seria a casa na árvore do Ecolápis. As ideias foram discutidas e selecionadas, levando em consideração a sustentabilidade e a integração com a natureza. O desenho foi feito à mão, utilizando um papel de formato A3, conforme especificado no regulamento.
Para a execução do desenho, foram utilizados lápis de cor da marca Faber-Castell, conhecidos pela sua alta qualidade e pela ampla gama de cores vibrantes e duradouras. As nuvens foram pintadas com lápis azul-claro e as folhas da árvore com diferentes tons de verde, proporcionando uma sensação de movimento e vida. O tronco e os ramos da árvore foram desenhados com lápis marrom para transmitir a ideia de força e suporte natural. A casa na árvore foi pintada com tons de laranja e marrom para o telhado, destacando-se no meio da vegetação. A personagem Ecolápis foi desenhada com cores vivas para evidenciar sua presença.
Além do uso dos lápis de cor, é importante mencionar que os materiais da Faber-Castell são produzidos de maneira sustentável, como ilustrado no ciclo de vida do Ecolápis. Este ciclo inclui desde a plantação de árvores até a produção final dos lápis, enfatizando práticas de reflorestamento e uso responsável dos recursos naturais. Cada lápis utilizado no desenho simboliza o compromisso da Faber-Castell com o meio ambiente e a sustentabilidade.
O aluno Guilherme Tomás, autor do desenho, participou ativamente em todas as etapas do processo, desde a conceção até a finalização do desenho. Houve discussões sobre os materiais e a importância de cada elemento natural escolhido, promovendo um entendimento mais profundo sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Troncos: os troncos da árvore foram escolhidos pela sua robustez e capacidade de sustentar a casa na árvore. Estes elementos foram representados com lápis de cor castanho, para transmitir a ideia de força e suporte natural.
Canas e outros ramos: além do tronco principal, foram desenhados ramos menores e canas que ajudam a estruturar e dar forma à casa na árvore. Estes elementos naturais foram escolhidos pela sua flexibilidade e capacidade de serem moldados para diferentes usos construtivos.
Folhas: as folhas, desenhadas em diferentes tons de verde, foram escolhidas para representar a vitalidade e a vida contínua da árvore. Elas são essenciais para a fotossíntese e para fornecer sombra, criando um ambiente agradável para a casa do Ecolápis.
Céu e sol: o céu azul-claro e o sol amarelo brilhante foram adicionados para completar a ilustração, criando um ambiente natural e sereno. Reforçam a ideia de um espaço harmonioso e sustentável onde a casa do Ecolápis está inserida.
Lápis Ecolápis: a personagem Ecolápis foi desenhada com cores vivas, destacando-se na ilustração. O lápis tem uma forma simpática e amigável, com um sorriso no rosto, olhos grandes e expressivos, e braços abertos como se estivesse a dar as boas-vindas a todos. A cor vermelha do corpo do Ecolápis contrasta com a ponta amarela, dando-lhe uma aparência alegre e cativante. Este lápis, representado de forma humanizada, simboliza a criatividade e a educação, encorajando os alunos a explorar e expressar as suas ideias de maneira sustentável e consciente.
asa Laranja:
Casa na árvore: a casa foi desenhada com um vibrante tom de laranja, destacando-se na copa verde da árvore. Este tom quente e acolhedor foi escolhido para simbolizar energia e criatividade, elementos centrais no espírito do concurso. A casa tem um design simples e funcional, com janelas grandes que permitem a entrada de luz natural, tornando o espaço interior iluminado e arejado. O telhado, desenhado com a cor castanha, complementa o resto da estrutura, proporcionando um contraste harmonioso com a cor laranja das paredes. A casa é sustentada por fortes ramos da árvore e por uma escada de madeira, simbolizando a ligação direta com a natureza. Este refúgio elevado oferece um espaço seguro e inspirador para o Ecolápis, incentivando a reflexão e o contato com o ambiente natural que o rodeia.