ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de Santa Comba Dão (Santa Comba Dão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Para o desenvolvimento do projeto "A Casa do Ecolápis", o aluno Manel Rodrigues adotou uma abordagem estruturada e colaborativa. O processo iniciou-se com sessões de brainstorming realizadas com colegas e a professora titular da turma. Nessas sessões, foram discutidas várias ideias e conceitos para a conceção da casa na árvore, proporcionando um ambiente de partilha de conhecimentos e criatividade. Após a fase de brainstorming, os alunos procederam à criação de diversos esboços. Cada esboço foi cuidadosamente analisado e revisto, com ajustes feitos conforme necessário para garantir que a visão coletiva fosse fielmente representada na ilustração final. O aluno aplicou técnicas de desenho e pintura adquiridas nas aulas, assim como nos vídeos educativos disponibilizados pela equipa do concurso (https://ecoescolas.abaae.pt/2023-2024-projetos-eco-escolas/a-casa-do-ecolapis/ ). Estes recursos proporcionaram uma compreensão mais aprofundada sobre o ciclo de vida do Ecolápis e a importância da sustentabilidade.
Quanto aos materiais de pintura utilizados, o aluno usou os lápis de cor e aguarelas da marca Faber-Castell. Estes materiais foram escolhidos pela sua capacidade de garantir cores vivas e precisas, essenciais para uma ilustração de qualidade. O uso das aguarelas permitiu criar efeitos de sombra e luz, conferindo mais realismo e profundidade à ilustração. A escolha da Faber-Castell deve-se não só à qualidade superior dos seus produtos, mas também ao compromisso da marca com a sustentabilidade, alinhando-se perfeitamente com os objetivos do concurso.
O envolvimento dos alunos foi integral e ativo durante todo o processo. Desde a conceção das ideias até à execução do projeto, houve uma forte colaboração entre todos. A troca de ideias e a colaboração foram cruciais para o desenvolvimento criativo e para a aprendizagem sobre a importância da sustentabilidade. Embora cada aluno tenha desenvolvido o seu próprio desenho, a sinergia entre todos resultou num ambiente de trabalho enriquecedor, onde a criatividade e o conhecimento floresceram.

A casa do Ecolápis foi desenhada para se integrar harmoniosamente com a natureza, utilizando elementos naturais como troncos, ramos e folhas.
Tronco: o tronco robusto da árvore serve como a base principal da casa, simbolizando a força e a estabilidade necessárias para sustentar a estrutura. Desenhado com detalhes que representam a textura e a robustez de uma árvore madura, o tronco é um elemento central que garante a solidez da casa.
Ramos: os ramos foram ilustrados como suportes naturais da estrutura, criando uma sensação de integração e simbiose com a natureza. Eles não só sustentam a casa, mas também oferecem um abrigo seguro, enfatizando a proteção da natureza.
Casa: a casa, pintada em cores vivas, simboliza um espaço acolhedor e sustentável. O telhado coberto de folhas reforça o conceito de um ambiente ecologicamente correto, integrando elementos naturais que ajudam na regulação da temperatura e no fornecimento de sombra.
Ecolápis: a personagem Ecolápis está presente, interagindo com o ambiente, representando o compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade. A sua inclusão na ilustração reforça a mensagem de cuidado e respeito pelo meio ambiente.
Este desenho não só incentivou a criatividade e a habilidade artística do aluno, mas também proporcionou uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade e do uso consciente dos recursos naturais. A utilização dos lápis Faber-Castell reforçou esta mensagem, demonstrando que é possível criar arte de qualidade enquanto se respeita o meio ambiente. Demonstra, também, um profundo entendimento dos valores de sustentabilidade e criatividade, essenciais na educação ambiental para as novas gerações. A participação ativa do aluno em todas as etapas do projeto garantiu um resultado final de alta qualidade e com um forte impacto educativo.