ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de Santa Comba Dão (Santa Comba Dão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A metodologia de trabalho envolveu várias etapas, desde a conceção da ideia até à concretização do desenho final. Inicialmente, foi discutido em grupo os elementos naturais que poderiam ser utilizados na construção de uma casa na árvore sustentável, garantindo a preservação do meio ambiente. Cada aluno teve a oportunidade de contribuir com ideias e sugestões, promovendo um ambiente colaborativo e enriquecedor. Durante este projeto, os alunos adquiriram conhecimentos valiosos sobre a sustentabilidade e a importância da preservação ambiental. Foram encorajados a refletir sobre a utilização de recursos naturais de forma consciente e a importância de preservar a biodiversidade. Este processo ajudou a desenvolver capacidades críticas e atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente. Para melhor entender o ciclo de vida do Ecolápis, estudaram detalhadamente a brochura do Ecolápis e o cartaz com o ciclo do Ecolápis fornecidos pela Faber-Castell. Estes materiais educativos foram fundamentais para que os alunos compreendessem como os lápis são produzidos de forma sustentável, desde a plantação das árvores até ao produto final. Este conhecimento foi aplicado no desenho do aluno David, refletindo a integração harmoniosa entre a casa na árvore e o meio ambiente. Ao longo do projeto, os alunos foram incentivados a pensar sobre os impactos ambientais da compra, utilização e desperdício de produtos. Discussões em sala de aula focaram-se na importância de escolhas conscientes e na redução de desperdícios, promovendo uma mentalidade sustentável entre os alunos.
Neste trabalho, aqui apresentado, a criatividade foi um dos pilares, o aluno explorou as diferentes ideias e métodos para desenhar uma casa na árvore que fosse ao mesmo tempo funcional e sustentável, incorporando sugestões dos colegas e utilizando as técnicas de pintura de forma inovadora. Os materiais de pintura utilizados foram os lápis de cor e as canetas de feltro da marca Faber-Castell, reconhecidos pela sua qualidade e compromisso com a sustentabilidade. Adicionalmente, o aluno experimentou técnicas de aguarela para adicionar profundidade e textura ao desenho. A escolha de materiais da Faber-Castell não só garantiu a qualidade do trabalho final, mas também reforçou a mensagem de sustentabilidade do projeto.

Nesta ilustração da "ECOCASA", o aluno optou por utilizar diversos elementos naturais para construir uma casa na árvore que reflete a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente.
Tronco da árvore: o tronco principal, robusto e firme, serve de base para a estrutura da casa maior. A escolha deste elemento simboliza a solidez e a integração harmoniosa com a natureza.
Casa maior: a casa maior, localizada no centro da árvore, foi desenhada com uma forma arredondada para imitar um casulo, proporcionando conforto e proteção. Esta estrutura principal é suportada por ramos fortes e é construída com madeira reciclada, representando a reutilização de recursos naturais.
Casa mais pequena: num dos ramos, está uma casa mais pequena, que representa um espaço de observação e conexão com a natureza. Feita com materiais leves e naturais, como folhas e pequenos galhos, esta casa menor oferece uma vista panorâmica do ambiente circundante.
Personagem do Ecolápis: a personagem do Ecolápis está representada no desenho para enfatizar a ligação com a Faber-Castell e o ciclo sustentável dos seus produtos. Esta personagem simboliza a responsabilidade ambiental e o ciclo de vida sustentável dos lápis.
Restantes árvores: as outras árvores desenhadas ao redor da ECOCASA foram escolhidas para criar um ambiente natural e sereno. Elas são representadas de forma simplificada para destacar a importância da floresta como um todo no ecossistema.
Esta combinação de elementos naturais e a utilização consciente dos materiais de pintura da Faber-Castell refletem o nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, valores centrais do concurso "Ecolápis – A Casa do Ecolápis".