ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz (Santa Cruz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Para a realização da casa da eco lápis desafiou-se um grupo de 10 utentes que gostam de desenhar a fazer uma casa na árvore que fosse ecológica. Antes de darem início ao desenho, os utentes observaram as várias árvores que temos na horta do CACI Santa Cruz e decidiram em qual das árvores iria nascer a casa do eco lápis, tendo optado pela árvore o abacateiro.
Após terem escolhido a árvore cada um dos utentes iniciou o seu desenho de construção da casa na árvore.
Posteriormente, com base nas várias ideias apresentadas foi feita uma seleção dos vários elementos e assim construiu-se a casa na árvore do eco lápis. Para a realização deste trabalho utilizou-se lápis de grafite, cores de pau, aquarela e a técnica do esfumado. Durante o processo de construção a técnica, que os acompanhou e auxiliou, procurou abordar a importância do cuidado com a natureza, e de que maneira esses cuidados podem se refletir no dia a dia da população e no futuro do nosso planeta.

Os elementos naturais escolhidos para a construção da casa do eco lápis, foram elementos presentes na nossa horta, sendo mais facilmente identificáveis pelos nossos utentes. Assim sendo os elementos selecionados foram, troncos de árvores para as escadas, os galhos de oliveira para os varandins e as folhas de bananeira para a telha.