ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O presente desenho é da Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, localizada no concelho do Funchal, na Região Autónoma da Madeira, sendo que a docente responsável foi a prof.ª Fátima Diniz Caldeira. Foi elaborado pela aluna Mónica Isabel Ferreira.
Este desafio foi lançado à turma um do quinto ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual. A motivação foi feita na aula, através do vídeo de apresentação e da divulgação do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Eco lápis + Cartaz com o ciclo do Eco lápis).
Os alunos iniciaram o processo criativo, elaborando registos gráficos à medida que as ideias iam surgindo, com o propósito de utilizarem no desenho da casa do Eco Lápis apenas materiais naturais, que não prejudicassem o ambiente. Simultaneamente, pesquisaram, através do tablet, imagens de casas e da própria figura do Eco Lápis.
Depois de registarem várias ideias, selecionaram a mais original e criativa e realizaram estudos de cor. A técnica escolhida, foi a pintura com lápis de cor, a qual foi explorada e aperfeiçoada com algumas especificidades técnicas e efeitos. O formato da folha utilizada foi o A3.
Concluídos os trabalhos, procedeu-se à seleção dos três melhores, considerando os requisitos e objetivos pretendidos. Foi feita uma exposição de todos os trabalhos na sala e a turma votou nos três trabalhos mais bem conseguidos. De salientar que este trabalho foi muito do agrado dos alunos e os resultados apresentados demonstraram todo o empenho prestado ao longo de todo o processo.

Material da casa: ripas de madeira e folhas.