ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 de Real (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Fui desafiada pelo professor de educação visual a participar na elaboração da “Casa do Ecolápis”. Tomei como ponto de partida a visualização do vídeo da Oficina de Ilustração "Ecocasa – A Casa do Ecolápis. Fiz um esboço em grafite seguindo as sugestões da coordenadora Eco-Escolas relativamente ao enquadramento paisagístico. No processo de pintura optei pelo uso de aguarela e o marcador de álcool para produzir as sombras. As técnicas que usei foram aprendidas em contexto individual, tendo sido a primeira vez que as pus em prática.

Inspirei-me em paisagens do Parque Nacional Peneda-Gerês, focando-me nos diversos elementos que as compõem, tais como as cascatas e as montanhas. Para a casa do Ecolápis, escolhi um carvalho centenário, árvore de folha caduca, na estação outonal. Dada a opulência desta árvore, quis representar uma casa espaçosa e agradável, aproveitando as formas e contornos naturais dos troncos, de modo a que a composição fosse mais orgânica dentro da estrutura da árvore. Dei atenção especial a outros elementos naturais, nomeadamente, as rochas, por nutrir uma grande paixão pela Geologia. Ao mesmo tempo, procurei criar um ambiente fantasioso e encantado que ficasse em harmonia com a personagem Ecolápis.