ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Esta atividade envolveu a participação ativa dos alunos, que foram incentivados a usar a criatividade e a consciência ambiental.
O primeiro passo foi a pesquisa sobre casas na árvore sustentáveis e materiais naturais adequados para a construção. Ficaram a conhecer formas de construção tradicionais que utilizam materiais locais que permitem poupar água e são amigos do ambiente.
Os alunos participaram ativamente em todas as etapas do projeto:
Primeiramente foi feito um brainstorming partilhando ideias.
Depois foram abordadas algumas técnicas de desenho e pintura para criar a ilustração final.
Para criar e ilustrar os desenhos, utilizamos:
Lápis de cor e lápis grafite; tintas à base de água; canetas e marcadores para contornos e realces.
O projeto "Ecocasa a casa do Ecolápis " proporcionou espaço para a criatividade e a expressão artística dos alunos. Serviu ainda como plataforma educativa sobre sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente. Com este trabalho, os alunos puderam desenvolver competência ao nível do desenho e pintura, ao mesmo tempo que se tornaram mais conscientes sobre a importância de práticas sustentáveis.

A casa do Ecolápis foi construída sobre um planeta imaginário, representando um microcosmo no universo. Este planeta simboliza um espaço onde a harmonia entre natureza e tecnologia é possível, servindo como lembrete para a forma como devemos procurar o equilíbrio no nosso espaço Terra. A casa nave-espacial sugere um futuro onde a vida em harmonia com o meio ambiente é possível e desejável. A forma de nave espacial da casa indica inovação e criatividade na procura por soluções ecológicas.
O telhado da ECOCASA é formado por uma árvore, que não só fornece abrigo e sombra, mas também proporcionam isolamento natural numa integração completa com a natureza. Esta árvore é um símbolo de vida, crescimento e sustentabilidade, destacando a ideia de que a nossa casa deve estar em simbiose com o ambiente natural.
Na ilustração, o Ecolápis interage com uma flor, uma cena que remete à lembrança de um tempo em que árvores, flores e animais viviam em perfeita harmonia na Terra. Esta interação simboliza a esperança e a necessidade de nos voltarmos a conectar com a natureza, protegendo e valorizando cada elemento do ecossistema.
Os elementos naturais representados – ramos, troncos flores e materiais de construção ( palha de arroz, madeira e argila) da casa nave-espacial, utilizados no desenho da casa do Ecolápis foram escolhidos para destacar temas de sustentabilidade, resiliência e harmonia com o meio ambiente. Cada elemento- o planeta, a nave espacial, o telhado-árvore, e os ramos e folhas - carrega um significado especial que reforça a mensagem de que é possível criar um futuro sustentável através da integração inteligente de tecnologia e natureza.