ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Educação Visual, 5º e 6ºanos, com o objetivo de trabalhar o currículo e desenvolver as aprendizagens essenciais.
1. Visionamento de power point, elaborado pela professora como recurso e vídeo de apresentação do desafio, disponibilizado pelo projeto Eco-Escolas.
2. Visionamento do vídeo sobre o Ciclo do Ecolápis, disponibilizado pelo projeto Eco-Escolas. (Conteúdo desenvolvido na disciplina de Educação Tecnológica)
3. Sensibilizaação dos alunos sobre o impacto ambiental da extração de matérias primas e a importância de ser um consumidor sustentável. (Conteúdo a desenvolvido na disciplina de Educação Tecnológica)
4. Visionamento de power point de conteúdos abordados em aulas anteriores e conteúdos abordados no 5º ano (Discurso - Comunicar com imagem (ilustração) e Representação - elementos da gramática visual)
5. Motivação dos alunos através da apresentação e análise de imagens sugestivas para a criação da personagem, tendo em conta a forma, posição absoluta e relativa, movimento, textura, características físicas (expressão do rosto, braços, pernas) do Super Ecolápis), assim como relembrar conteúdos abordados no 5º ano - Representação 5 (obter texturas por construção e elementos da gramática visual); Técnica 5 (materiais riscadores (técnicas de pintura a lápis de cor) e Discurso -5 (Comunicar com imagens (ilustração); e conteúdos do 6ºano, Técnica 6 (influência da textura na percepção da cor); Representação 6 (luz/cor e transparência/ opacidade) e Metodologia de Projeto/ Método de Resolução de Problemas.
6. Trabalho de pesquisa - imagens pesquisadas e/ou registos efetuados como o objetivo de desenvolver o processo criativo.
7. Realização de vários esboços a lápis de grafite 2Hb da personagem. Escolha de uma solução. Evolução dos estudos através do desenho do Super eco lápis: Posição absoluta dando-lhe movimento. Características físicas e Textura.
8. Estudo das texturas e cor para a ideia selecionada.
9. Realização do produto final – ilustração do Super Ecolápis em folha de papel cavalinho A3, pintados com lápis de cor.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
O ecolápis e a sua bela casa
Elaborado pelo(a) autor(a) da ilustração: Dária- 6ºA
“O meu super ecolápis tem: uma capa fantástica que lhe permite voar entre os céus; vive em uma belíssima casa de madeira que, secretamente, também é um laboratório ecológico onde ele faz poções com o intuito de acabar com a poluição dos oceanos e florestas. O ecolápis trabalha com os amigos pássaros que voam pela floresta procurando lixo e incêndios para avisá-lo e seguindo a linha de ajudantes, o lápis, quando cansado é ajudado pela afia, sua companheira. Na escada de sua casa, tem uma porta secreta, que abre quando se carrega no terceiro degrau, essa sala contém um papel mágico onde tudo que se desenha, se torna realidade, e o ecolápis usa isso para ajudar o meio ambiente.”