ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Educação Visual, 5º e 6ºanos, com o objetivo de trabalhar o currículo e desenvolver as aprendizagens essenciais.
1. Visionamento de power point, elaborado pela professora como recurso e vídeo de apresentação do desafio, disponibilizado pelo projeto Eco-Escolas.
2. Visionamento do vídeo sobre o Ciclo do Ecolápis, disponibilizado pelo projeto Eco-Escolas. (Conteúdo desenvolvido na disciplina de Educação Tecnológica)
3. Sensibilizaação dos alunos sobre o impacto ambiental da extração de matérias primas e a importância de ser um consumidor sustentável. (Conteúdo a desenvolvido na disciplina de Educação Tecnológica)
4. Visionamento de power point de conteúdos abordados em aulas anteriores e conteúdos abordados no 5º ano (Discurso - Comunicar com imagem (ilustração) e Representação - elementos da gramática visual)
5. Motivação dos alunos através da apresentação e análise de imagens sugestivas para a criação da personagem, tendo em conta a forma, posição absoluta e relativa, movimento, textura, características físicas (expressão do rosto, braços, pernas) do Super Ecolápis), assim como relembrar conteúdos abordados no 5º ano - Representação 5 (obter texturas por construção e elementos da gramática visual); Técnica 5 (materiais riscadores (técnicas de pintura a lápis de cor) e Discurso -5 (Comunicar com imagens (ilustração); e conteúdos do 6ºano, Técnica 6 (influência da textura na percepção da cor); Representação 6 (luz/cor e transparência/ opacidade) e Metodologia de Projeto/ Método de Resolução de Problemas.
6. Trabalho de pesquisa - imagens pesquisadas e/ou registos efetuados como o objetivo de desenvolver o processo criativo.
7. Realização de vários esboços a lápis de grafite 2Hb da personagem. Escolha de uma solução. Evolução dos estudos através do desenho do Super eco lápis: Posição absoluta dando-lhe movimento. Características físicas e Textura.
8. Estudo das texturas e cor para a ideia selecionada.
9. Realização do produto final – ilustração do Super Ecolápis em folha de papel cavalinho A3, pintados com lápis de cor.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
“Vamos ao parque com o ECOLÁPIS”
Elaborado pelo(a) autor(a) da ilustração: Nelsa
“O meu mega Ecolápis mora numa casa da árvore, chamada super ecológica. Tem um escorrega vermelho como a intensidade do pôr do sol e cada vez que alguém escorrega tem o poder de fazer nascer uma nova árvore. Este escorrega acaba num lago azul como o céu onde todos os dias as crianças vão dar um mergulho e chapinham como os patinhos .
O Ecolápis é um pai muito cuidadoso com os seus filhos, que todos os dias procuram saber mais sobre a natureza e o ecossistema. Vivem todos muito felizes por teem um bonito abrigo e por conseguirem mater a floresta limpa e verdejante, como um verdadeiro paraíso escondido.”