ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Estabelecimento Prisional do Funchal (Santa Cruz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Para clarificar o trabalho pretendido, foram apresentados vídeos do próprio desafio Ecolápis e imagens da floresta Laurissilva da Madeira, como fonte de inspiração.
No âmbito de um conteúdo curricular alusivo à Linguagem Não-Verbal foi proposto aos formandos de uma turma do 3.º ciclo que criassem as suas propostas para este desafio. Os trabalhos foram apresentados e a turma selecionou os que considerou melhores.
Os materiais utilizados foram tintas acrílicas aplicadas com recurso a pincéis.

A casa do Ecolápis está situada numa área que privilegia a integração com a natureza, maximizando a exposição solar e aproveitando a topografia local para otimizar a eficiência energética e o conforto ambiental. O posicionamento da casa foi cuidadosamente estudado para minimizar o impacto ambiental e preservar a vegetação existente. Assim escolheu-se uma árvore saudável, bem enraizada, tendo já atingido o seu pico de crescimento. Na construção da casa do Ecolápis, foram escolhidos diversos elementos naturais com o objetivo de promover a sustentabilidade. Foram aproveitados os fortes troncos/ramos e madeiras para a estrutura da casa, pois é um recurso renovável quando aproveitado de forma responsável. A disposição estratégica das janelas e aberturas promove a ventilação cruzada e também a entrada de luz natural. É uma casa funcional e esteticamente muito agradável, possuidora também de elementos de lazer. A personagem Ecolápis aparece na varanda (feita de madeira) que envolve a casa, observando a paisagem, ora no cimo da cobertura da casa como que a juntar-se aos pássaros.