ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Estabelecimento Prisional do Funchal (Santa Cruz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Para clarificar o trabalho pretendido, foram apresentados vídeos do próprio desafio Ecolápis e imagens da floresta Laurissilva da Madeira, como fonte de inspiração.
No âmbito de um conteúdo curricular alusivo à Linguagem Não-Verbal foi proposto aos formandos de uma turma do 3.º ciclo que criassem as suas propostas para este desafio. Os trabalhos foram apresentados e a turma selecionou os que considerou melhores.
Os materiais utilizados foram tintas acrílicas aplicadas com recurso a pincéis.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Ecolápis, uma construção projetada com foco na sustentabilidade e no respeito pelo meio ambiente. Para tal, foram utilizados vários elementos naturais. Cada um desses elementos foi selecionado não só pela sua funcionalidade e estética, mas também pelo seu impacto ambiental reduzido e pela capacidade de promover um estilo de vida mais ecológico. Primeiramente escolheu-se uma árvore saudável, bem enraizada, tendo já atingido o seu pico de crescimento. Foram aproveitados os seus fortes troncos/ramos e madeiras para a coluna vertebral da casa e para o chão. O telhado é feito por ramos e folhas o que ajudam a manter a temperatura interna da casa e também a promover a biodiversidade local uma vez que é um ótimo habitat para aves, insetos e outras formas de vida. O Ecolápis encontra-se fora da casa, como que a admirar toda aquela beleza da natureza, quase se confundindo com um ramo da própria entrada para mostrar a forte ligação entre esta personagem e o meio ambiente.