ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/JI de Coja (Arganil)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A presente ilustração enquadra-se no projeto eco-escolas. Este projeto promove a sensibilização para o respeito pela natureza e a sua sustentabilidade.
Utilizou-se a metodologia de trabalho participativa.
Inicialmente apresentou-se o vídeo que se encontra no vosso site sobre esta atividade e explorou-se o desdobrável sobre o ciclo de vida do eco lápis..
E após uma conversa em grande grupo as crianças decidiram como queriam realizar o desenho e quais as colagens que queriam fazer.
Utilizaram os seguintes materiais de desenho:
-Marcadores de feltro
-Lápis de cor
-Tintas guache
-Cotonetes
-Pincéis
-Anilinas
-Cola
-Tesouras
As crianças estiveram presentes em todos os processos, desde a implementação das técnicas de pintura e colagem assim como na finalização.
Optaram por utilizar a própria embalagem dos lápis da Faber-Castell para realizar a casa ecolápis porque quando as crianças iam deitar a embalagem no ecoponto, tiveram a ideia de reaproveitar o material e utilizar o desenho da casa que ilustra a embalagem.
Reaproveitaram também os marcadores que já estavam secos e produziram as anilinas que utilizaram para pintar o desenho.
Utilizaram um rolo de papel higiénico para fazer o círculo do sol.

Para ornamentar o troco das árvores colaram casca de árvores que apanharam na natureza envolvente ao Jardim de Infância e colaram no tronco da árvore.
O presente desenho demonstra o respeito que as nossas crianças têm pela natureza, homenageando a floresta, que envolve a vila onde vivem e a Paisagem Protegida da Serra do Açor e também a marca Faber.Castell, que é uma referência desde há muitos anos em várias escolas.