ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 1/JI de Pomares (Arganil)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A casa do Ecolápis
A ilustração foi concebida e desenvolvida pelo grupo de alunos do 4.º ano da Escola Básica de Pomares (AE Arganil).
Após a visualização do vídeo de apresentação do desafio e da Oficina de Ilustração, os alunos, orientados pela professora titular, dialogaram e chegaram a um consenso sobre as técnicas e materiais que iriam usar para tornar o seu cartaz apelativo e colorido.
Os alunos delinearam o esboço pretendido na folha de papel branco de formato A3 usando lápis de grafite e borracha. Com o desenho criado, deram início à pintura recorrendo aos lápis de cor e às canetas de feltro.
Numa saída ao meio local, os alunos recolheram elementos da natureza para enriquecer o trabalho: palhinhas sobrantes do corte das bermas e folhas de feto, planta muito abundante nas imediações da escola. Com as palhinhas decoraram todo o tronco e braças da árvore e com os fetos decoraram a copa da árvore e o solo.
Ao participarem neste desafio, os alunos revelaram motivação, criatividade, interesse e bastante entusiasmo na sua realização.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os alunos escolheram palhinhas (quase secas) que recolheram nas bermas, resultantes do corte de ervas invasoras. Pareceram-lhes adequadas e de fácil colagem para o tronco da árvore. Escolheram, também, folhas de feto, por ser uma planta muito abundante na região, de fácil corte e que permite uma fácil colagem no papel.