Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória descritiva
“ ECO CASA -A CASA DO ECO LÁPIS” Desafio Faber-Castell
O mote foi lançado aos alunos do 5º e 6º ano de escolaridade. Começa a aula de Educação Tecnológica, que tem como tema a Sustentabilidade, analisamos o conceito, vimos um filme e ouvimos opiniões sobre o que cada um pode fazer para contribuir para uma melhor sustentabilidade do planeta.
Fizemos a apresentação do projeto através das ferramentas digitais, onde estudamos as regras do concurso (Descrição e enquadramento, objetivos, descrição da atividade, materiais a utilizar, dimensão do papel). Visualizamos ainda a Oficina de Ilustração “ ECO CASA -A CASA DO ECO LÁPIS”.
Foi solicitado aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre casas construídas nas árvores, pois nas próximas aulas de educação Visual teriam de vestir a “pele” de um arquiteto e por à prova toda a sua criatividade, imaginação e fazer o projeto para a casa do Eco Lápis com as características descritas: “ser construída sobre uma estrutura natural ser sustentável e garantir a preservação da natureza”. Foi sugerido ainda fazerem uma pesquisa sobre os materiais sustentáveis para construção amigos do ambiente.
Mãos à obra: o processo de criação começou, na folha de papel cavalinho começam a aparecer as primeiras formas: árvore, casa construída com diferentes materiais sustentáveis galhos, folhas, palha, flores, canas, pequenas ripas de madeira, cogumelos …), o acesso à casa, através de escadas de madeira, cordas…de seguida aparece a personagem principal o Eco Lápis.
Por fim o enquadramento onde se passa a história onde não pode faltar a caracterização de um espaço aberto ligado á natureza.
O trabalho foi colorido com lápis de cor/ aguarela.
Verificou-se da parte da grande maioria dos alunos um grande envolvimento ao longo de todo o processo.
Foi ainda pedido aos alunos que fizessem na parte de trás do trabalho, “uma breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a construção da casa do Eco Lápis e o porquê da sua escolha”.
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os elementos naturais que escolhi para a construção da casa do Eco Lápis foi um tronco de madeira de uma árvore em fim de vida mas ainda com folhagem na parte superior. O telhado, em forma de cogumelo em tijolo ecológico, o anexo ao lado do telhado, em argamassa de argila e o pintado a azul, em madeira, assim como a escada. Pintei com tintas feitas de materiais biodegradáveis produzidas a partir de pigmentos naturais, minerais e proteína do leite. Reutilizei o tronco de forma a tornar a construção mais sustentável. A madeira sempre foi um material muito usado desde os nossos antepassados, nas construções das suas habitações devido às características que possui: ser resistente, ter bom isolamento térmico e acústico, versátil e bastante ecológico, porque se pode reciclar facilmente, não possui emissão de CO2 e vem da floresta. É ainda um material natural, renovável contribuir de forma significativa para a redução do efeito de estufa. Em todo o processo de construção tentei utilizar os materiais mais amigos do ambiente.
Para o baloiço do Eco lápis optei por reutilizar um pneu em fim de vida e a corda de origem vegetal.