ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

“ ECO CASA -A CASA DO ECO LÁPIS” Desafio Faber-Castell
O mote foi lançado aos alunos do 5º e 6º ano de escolaridade. Começa a aula de Educação Tecnológica, que tem como tema a Sustentabilidade, analisamos o conceito, vimos um filme e ouvimos opiniões sobre o que cada um pode fazer para contribuir para uma melhor sustentabilidade do planeta.
Fizemos a apresentação do projeto através das ferramentas digitais, onde estudamos as regras do concurso (Descrição e enquadramento, objetivos, descrição da atividade, materiais a utilizar, dimensão do papel). Visualizamos ainda a Oficina de Ilustração “ ECO CASA -A CASA DO ECO LÁPIS”.
Foi solicitado aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre casas construídas nas árvores, pois nas próximas aulas de educação Visual teriam de vestir a “pele” de um arquiteco e por à prova toda a sua criatividade, imaginação e fazer o projeto para a casa do Eco Lápis com as características descritas: “ser construída sobre uma estrutura natural ser sustentável e garantir a preservação da natureza”. Foi sugerido ainda fazerem uma pesquisa sobre os materiais sustentáveis para construção amigos do ambiente.
Mãos à obra: o processo de criação começou, na folha de papel cavalinho começam a aparecer as primeiras formas: árvore, casa construída com diferentes materiais sustentáveis galhos, folhas, palha, flores, canas, pequenas ripas de madeira, cogumelos …), o acesso à casa, através de escadas de madeira, cordas…de seguida aparece a personagem principal o Eco Lápis.
Por fim o enquadramento onde se passa a história onde não pode faltar a caracterização de um espaço aberto ligado á natureza.
O trabalho foi colorido com lápis de cor/ aguarela.
Verificou-se da parte da grande maioria dos alunos um grande envolvimento ao longo de todo o processo.
Foi ainda pedido aos alunos que fizessem na parte de trás do trabalho, “uma breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a construção da casa do Eco Lápis e o porquê da sua escolha”.

Como elementos naturais que escolhi para a construção da casa do Eco Lápis destaco a
madeira e a palha. Usei a madeira para fazer a construção da casa, desde as estruturas ao
aspecto exterior da mesma, escadas, pátios e varandas.
A madeira é um recurso natural muito valioso. Desde os primórdios, tem sido utilizada como
material de construção. É ecológica, resistente e pode durar décadas se for bem tratada. É um
material que concilia os benefícios estruturais, ambientais e estéticos.
A sua produção deixa uma pegada ecológica menor que outro material produzido pelo homem
devido ao consumo excessivo de energia. Contribui ainda para a redução do efeito de estufa e
aquecimento global. É um material que é facilmente reposto na natureza através da sua
reflorestação.