ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Maria Keil (Loures)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O projeto "A Casa do EcoLápis" foi realizado no horário do Projeto Eco-Escolas e envolveu todos os alunos que frequentam semanalmente este projeto.
Antes de iniciar o desenho, foi realizado um debate onde todos puderam expressar ideias de como seria possível promover a sustentabilidade ambiental e a conscientização ecológica, na construção de uma casa. Cada membro teve a oportunidade de partilhar ideias e sugestões.
Após o debate cada aluno, individualmente ou em grupo, realizou o seu desenho tendo em vista a construção de uma casa como símbolo de compromisso com o meio ambiente.
No final foi eleito aquele que mais se identificava com o desafio proposto.
Neste desenho utilizou-se a técnica do lápis de cor.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Inspiradas pela natureza e pela forma dos cogumelos, as alunas do 7ºano, Rafaela Massano e Natalina Mafra, projetaram a casa na árvore na forma de um cogumelo gigante. A estrutura não apenas se integra harmoniosamente no ambiente natural, mas também proporciona um espaço encantador e funcional para o EcoLápis.
Segundo as alunas, optaram por materiais recicláveis e sustentáveis para a construção da casa na árvore. Utilizaram madeira de reflorestamento, tintas ecológicas e materiais reciclados, minimizando o impacto ambiental e promovendo a reutilização de recursos. A janela permite a entrada de luz natural, reduzindo a necessidade de iluminação artificial. Além disso, pretendem no futuro incorporar um sistema de captação da água da chuva e painéis solares, tornando a casa autossuficiente em termos de energia e recursos hídricos.
O projeto proposto visa não apenas criar um espaço físico sustentável, mas também inspirar a comunidade escolar a adotar práticas mais ecológicas no dia-a-dia. Pretendesse que a casa na árvore do EcoLápis se torne um símbolo de inovação e responsabilidade ambiental, incentivando todos a repensarem as escolhas que fazem e a contribuírem para um futuro mais verde.
Concluímos este projeto com a certeza de que juntos podemos fazer a diferença. A casa na árvore para o EcoLápis é um testemunho do poder da cooperação e da importância da sustentabilidade, refletindo o compromisso com a preservação do planeta para as futuras gerações.