ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Bernardim Ribeiro (Alcácer do Sal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Os alunos do 5º e 6º ano foram desafiados a criar a casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”. Realizaram pesquisa na internet sobre texturas visuais, nomeadamente sobre padrões relacionados com madeira, vários tipos de casas e vários tipos de árvores. Tiveram em consideração as árvores autóctones da freguesia do Torrão, Todos os alunos realizaram um desenho esboço utilizando lápis de grafite, lápis de cor e cera, canetas de feltro. Para a pintura do trabalho, foi visualizado um pequeno vídeo sobre o concurso pela formadora Carla Cardoso, onde os alunos puderam verificar um pouco da técnica de aguarela e dos detalhes aplicados com caneta de feltro e lápis de cor. Posteriormente, passaram para papel de aguarela com gramagem de 190g /m2, o projeto final.
Os alunos demonstraram bastante interesse e motivação para a realização do trabalho. Após conclusão dos trabalhos, estes foram expostos e votados pelos alunos para serem selecionados os três melhores com a responsabilidade de representar a nossa escola.

Para a casa do Ecolápis foi escolhida a árvore Sobreiro que é uma espécie autóctone da nossa região. A aluna decidiu utilizar a imaginação como fonte de inspiração. Podemos ver que a casa é feita de madeira e está inspirada num desenho animado imaginado. O Ecolápis é o protetor de Sobreiros!
Trabalho da aluna Dafiny Nascimento, 5A.