ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB Torrinha (Porto)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva
“Ecocasa- A casa do Ecolápis”
Empenhadas em desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, mais uma vez inscrevemos a Escola no desafio “Ecolápis”.
A turma do 3.º AT, de forma entusiasta, num primeiro momento observou o vídeo sobre o ciclo de vida do Ecolápis e através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell, foram sensibilizados a desenvolver a criatividade e aplicação de técnicas de pintura e desenho, ao mesmo tempo que promoviamos a reflexão sobre o ciclo de vida do Ecolápis e os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos.
Posteriormente, os alunos assistiram à Oficina de Ilustração “Ecocasa – A casa do Ecolápis” e em formato A3, deram largas à sua imaginação e começaram a desenhar e a ilustrar a árvore e a casa do Ecolápis. À semelhança da obra de Martim Handford “Onde está o Wally”, a personagem Ecolápis, aparecia “camuflada” na árvore ou na casa.
Para melhor orientar os alunos a adquirirem ferramentas para participarem no desafio, sempre que oportuno os alunos reviam o vídeo da Oficina de Ilustração e ia explorando outras técnicas de desenho e ilustração, menos usuais.
Concluídos todos os trabalhos, a professora organizou uma pequena exposição, e a turma votou nos trabalhos que estava mais de acordo com as normas do Regulamento do desafio.
De forma lúdica, participando neste desafio, os alunos desenvolveram a criatividade, aplicaram técnicas de desenho e pintura e refletiram sobre: O que é uma casa na árvore? Quais os seus impactos na preservação da natureza?
No final da atividade, todos concluíram que uma casa na árvore, pode ser um edifício sustentável que garante a preservação da natureza, porque, conforme o seu tamanho, pode servir para brincar, evitando assim, por exemplo, gastos em compras de casas de plástico. Mas também pode servir de casa-abrigo para pequenas aves e insetos, podendo utilizar-se na construção destas, restos de madeira ou cortiça.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os elementos naturais são a árvore, a madeira para construir a casa e as escadas e as folhas para servirem de cobertura.
Pretende-se que a casa da árvore seja sustentável e biodegradável.