ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Após realizarem trabalho de projeto com pequenas pesquisas para melhor conhecerem o desafio “Ecolápis” lançado pelo Eco-Escolas em parceria com a Faber-Castell, os alunos começaram a trabalhar.
Na disciplina de educação Tecnológica, foi dada liberdade de escolha dos materiais riscadores e técnica de pintura que mais gostavam para se lançarem nesta aventura.
Para a ilustração apresentada, a seleção dos materiais passou por lápis de grafite, lápis de cor de aguarela, caneta point preta e aguarelas, tendo-se aplicado as técnicas de pintura apropriadas aos respetivos materiais.

No trabalho, foram colocados elementos naturais como folhas para o telhado e troncos para a estrutura e revestimento. Os degraus das escadas são feitos de troncos de madeira coloridos representando lápis de cor. A casa está suspensa num ninho, feito com circunferências, sendo elementos simbólicos de interpretação da natureza, inspirados na obra do artista Kandinsky. O Ecolápis possui asas, pois é o guardião da natureza planetária.