ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio lançado pelo Eco-Escolas em parceria com a Faber-Castell, ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS foi proposto aos alunos dos 5.º e 6.º anos da nossa Escola EBS João da Silva Correia. Nas aulas da disciplina de Educação Visual e de Educação Tecnológica abordamos o tema da problemática da preservação da natureza, desenvolvemos conhecimentos da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e desenvolvemos a criatividade.
Foi dado a conhecer aos alunos o processo de fabrico dos lápis (desde a florestação até ao lápis) e visualizaram o vídeo da Oficina de Ilustração “Eco-Casa - A casa do Eco-Lápis”. Foi dada a liberdade de escolha dos materiais riscadores e técnicas de pintura que mais gostariam de utilizar para se lançarem nesta aventura.
Posteriormente foi feita a seleção dos melhores trabalhos de cada turma.
Materiais utilizados - lápis de cor da Faber-Castell, lápis de grafite, cola e papel cavalinho em formato A3.
Metodologia - O trabalho foi divido em 4 partes: pesquisa, desenho e pintura utilizando a técnica dos lápis de cor.
Técnicas - A técnica utilizada para o desenho, foi: pintura com lápis de cor e degradé.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Para a realização do meu trabalho da casa do Ecolápis escolhi a árvore carvalho, por ser uma espécie milenar, robusta e de grande porte. Inspirei-me nos contos de fadas que via quando era mais pequena, para desenhar uma árvore/ castelo das Princesas e por isso utilizei o cor-de-rosa para pintar os telhados da casa pois é uma cor que está associada à ternura e ao romantismo com o qual eu me identifico.
Decidi criar a minha casa dentro da própria árvore pois o Ecolápis surgiu também de uma árvore.
Em termos arquitetónicos, a casa tem 3 andares, e várias janelas para o Ecolápis poder ver a Natureza. No rés-do-chão existem duas portas para o Ecolápis se proteger sempre que houver poluição. No último andar da casa existe um sótão, com dois quartos, para o Ecolápis poder receber os seus amigos e conversar com eles sobre a Biodiversidade e Sustentabilidade. Na parte exterior da casa existe uma zona de lazer, com o baloiço, para o Ecolápis poder sentir a brisa refrescante do seu ambiente não poluído. O Ecolápis está sentado no baloiço, sorridente, convidando-nos para entrar.