ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio lançado pelo Eco-Escolas em parceria com a Faber-Castell, ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS foi proposto aos alunos dos 5.º e 6.º anos da nossa Escola EBS João da Silva Correia. Nas aulas da disciplina de Educação Visual e de Educação Tecnológica abordamos o tema da problemática da preservação da natureza, desenvolvemos conhecimentos da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e desenvolvemos a criatividade.
Foi dado a conhecer aos alunos o processo de fabrico dos lápis (desde a florestação até ao lápis) e visualizaram o vídeo da Oficina de Ilustração “Eco-Casa - A casa do Ecolápis”. Foi dada a liberdade de escolha dos materiais riscadores e técnicas de pintura que mais gostariam de utilizar para se lançarem nesta aventura.
Posteriormente foi feita a seleção dos melhores trabalhos de cada turma.
Materiais utilizados - Aguarela, lápis de cor da Faber-Castell, lápis de grafite, cola, elementos da natureza e papel cavalinho em formato A3.
Metodologia - O trabalho foi divido em 5 partes: pesquisa, desenho, pintura e colagem.
Técnicas - As técnicas utilizadas para o trabalho foram: pintura com lápis de cor e sombreamento leve com a própria aguarela e colagem.

Para a realização do meu trabalho da casa do Ecolápis reutilizei casca de eucalipto nos ramos e tronco da casa e na sua estrutura (contornos, janelas e porta) utilizei paus de videira secos. Também para o telhado utilizei paus de videira secos, no qual sobrepus alguns líquenes. Decidi usar os líquenes pois são muito sensíveis à poluição atmosférica e são utilizados como bioindicadores, sendo objeto de vários trabalhos que visam o controle das alterações atmosféricas em vários locais. Para o chão da casa, utilizei sementes de erva selvagem e para a escada, os seus caules. Para a copa da árvore apliquei musgo e para os arbustos uma planta ornamental.
Optei por utilizar a colagem de elementos da natureza para a minha Casa do Ecolápis ficar mais completo e aproveitei este trabalho para reforçar laços com a minha família, adquirindo informações por mim desconhecidas até ao momento. Neste passeio de campo pude contactar com a biodiversidade, abraçar a Mãe-Natureza e dar asas à minha criatividade, aplicando técnicas diversificadas.